BLOG de Costura Design e Moda
Menu
  • Costura
  • Modelagem
  • Tecidos e Acessórios
  • Dicas
  • Tendências
  • História da Moda
  • Cursos Certificados
  • Aulas Costura
Menu

Alinhavar

Posted on 31 de Julho, 2023

No nosso blogpost de hoje vamos falar sobre alinhavar.

 

Antes de referir a operação, convém entender que a linha de alinhavar é fácil de tirar e partir. Não é uma linha definitiva com que possa coser mas sim um auxiliar temporário da costura.

 

Em várias operações na costura vai verificar que alfinetar não é o suficiente. Se não estiver disposto a alinhavar, pode ter muitas dificuldades a terminar o que está a fazer e a avançar.

 

Num primeiro ponto vamos nos focar em quem está a iniciar, pois a jornada da costura pode conter algumas dificuldades e entraves iniciais. Para facilitar o processo de aprendizagem tem de usar todas as ferramentas ao seu dispôr, pode parecer que por esse motivo está a ir mais devagar mas está a garantir que a costura fica certa logo ao início.

 

Mas afinal o que é alinhavar?

Um alinhavo assemelha-se a um rascunho da costura final. São pontos largos e soltos, feitos com uma linha que parte facilmente para retirar após fazer a sua costura final.

 

Neste aspeto alinhavar não só melhora a sua coordenação motora, como torna habitual manobrar a agulha. Deste modo, pode avançar para a sua lista de tarefas na costura, sem estar sempre a desmanchar e com dificuldade a coser a mão.

 

Reforçando a questão de desmanchar, lembre-se que não importa se está a começar ou já tem bastante experiência. Desmanchar é normal, mas existem pequenas forma de o contornar em diferentes operações, enquanto está a montar a sua peça.

 

1- alfinetes

2- alinhavar.

 

As duas opções ajudam a segurar o tecido e são aliadas da costura, isto sem contar com o ferro que ajuda por exemplo a fazer as dobras do tecido facilitando as bainhas. No caso do ferro procure colocar uma capa para não danificar nenhum tecido com a temperatura.

 

Já os alfinetes, não são todos iguais. Os alfinetes com uma cabeça maior de plástico podem derreter no ferro. Isto acontece também com os de patchwork, mas como são mais longos a probabilidade é de ver com facilidade a parte de plástico e não a passar a ferro. Se está a começar agora sugerimos os alfinetes simples de cabeça de metal para facilitar a usar os alfinetes.

 

Alinhavar pode parecer uma operação onde se perde demasiado tempo, mas em tecidos ou operações mais difíceis, que não estamos habituados ajuda a não ter de desmanchar. Isto para não falar que certos tecidos delicados nem nos dão a possibilidade de desmanchar com tranquilidade sem deixar marca ou estragar o tecido.

 

Como saber quando alinhavar?

 

Terá de navegar de acordo com a sua experiência, uma operação onde pode sentir necessidade de alinhavar há um ou dois meses pode se sentir mais confiante agora com a prática. Já com tecidos mais escorregadios, em operações mais complexas pode ser necessário alinhavar sempre que tiver de fazer essa costura.

 

O importante é compreender que alinhavar é mais uma ferramenta sua aliada. Em certas operações na costura mais vale alinhavar e sair bem feito, do que insistir no erro e estar sempre a desmanchar.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pesquisar

Artigos Recentes

  • Sustentabilidade

    Sustentabilidade

    Julho 31, 2023
  • Cós

    Cós

    Julho 31, 2023
  • Saias 360º

    Saias 360º

    Julho 31, 2023
  • Bolsos

    Bolsos

    Julho 31, 2023
  • Tendências verão 2023

    Tendências verão 2023

    Julho 31, 2023
©2025 BLOG de Costura Design e Moda | Theme by SuperbThemes